segunda-feira, 19 de abril de 2010

Flora

Nome comum: Salgueiro- chorão
Nome científico: Salix babylonica
Família: Salicaceae
Ordem: Malpighiales
Origem: Ásia, Norte e Centro da China
Distribuição Geográfica: Hemisfério Norte

O salgueiro-chorão é uma árvore caducifólia, que pode medir entre 5 a 15 m, com tronco direito de casca castanha. Os ramos são delgados, muito compridos e flexíveis, de casca castanha acinzentada ou avermelhada, que são incapazes de suportar o seu próprio peso, dobrando facilmente até quase tocar no solo. Tem as folhas muito estreitas e alongadas. O seu habitat é em lugares húmidos ou à beira dos rios. Os seus ramos são flexíveis e são utilizados para a fabricação de móveis e artefactos de vime.
Observações/Utilidades: Chamam-se Chorões a estas árvores porque os seus ramos pendentes lhes conferem um ar triste. Ocorrem preferencialmente perto de cursos de água e a sua beleza faz com que sejam muito frequentes em jardins. Apesar do seu nome, o Salix babylonica não habita de forma natural na Babilónia. Afirmou-se que este nome foi dado por Lineu, em homenagem ao povo hebreu, que fabricava os seus instrumentos musicais com a madeira de chorão. Outros dizem que o nome é anterior a Lineu e é devido ao cultivo desta planta nos arredores da cidade da Babilónia. A sua riqueza em ácido salicílico confere-lhe propriedades analgésicas e antipiréticas. Um seu derivado é um dos medicamentos mais utilizados no Mundo e universalmente conhecido pelo nome de Aspirina (ácido acetilsalicílico).










Nome comum: Choupo- negro
Nome científico: Populus nigra
Família: Salicaceae
Ordem: Malpighiales

O choupo é uma árvore que em Portugal cresce espontaneamente, embora cada vez mais se proceda à plantação de outras variedades. O choupo cresce rapidamente. Normalmente facultam rendimentos apenas 10 anos após o seu plantio. A sua madeira, leve, macia, branca e de pouca durabilidade, emprega-se no fabrico de fósforos, colheres de pau e caixas. Chega a atingir 35 metros de altura e pode durar 300 anos. Tem preferência por solos húmidos, como por exemplo as margens de rios ou ribeiras.









Nome comum: Freixo
Nome científico: Fraxinus excelsior L.
Família: Salicaceae
Ordem: Malpighiales

O freixo é muito importante tanto a nível ecológico como industrial. Cresce muito rapidamente se os terrenos forem favoráveis (por exemplo a margem de um rio), chegando a atingir os 40 m de altura. Pode cortar-se aos 70/80 anos e a sua idade máxima ronda os 300 anos. A madeira, dura e pesada, utiliza-se tanto na indústria de mobiliário como no revestimento de interiores. Pela sua grande consistência e dureza, é ideal para fabricar escadas, aparelhos desportivos e cabos de ferramentas.











Nome comum: Junco
Nome científico: Juncus effusus
Família: Juncaceae
Ordem: Juncales

É um grupo de plantas semelhantes às gramíneas que crescem, em geral, nos pântanos. O junco verdadeiro constitui uma única família. O junco comum é uma planta verde-escura e flexível, que cresce com frequência nos caminhos húmidos. O tamanho habitual é de 1,5 m de altura. Os juncos são utilizados para tecer cestos, esteiras e assentos de cadeira. Os juncos são de extrema importância na ecologia dos rios em muitas regiões – e de diversas formas. No geral, contribuem para a consolidação das terras nas margens dos cursos de água e para a imobilização das areias soltas que são seguras pelos seus rizomas grandes e estolhos longos.













Nome comum: Alecrim
Nome científico: Rosmarinus officinalis
Família: Lamiaceae
Ordem: Lamiales

Toda a planta espalha um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colónia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios activos que lhe conferem propriedades excitantes, tónicas e estimulantes.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de colmeias, para influenciar o sabor do mel. Devido à sua atractividade estética e razoável tolerância à seca, é utilizado em arquitectura paisagista, especialmente em áreas com clima mediterrânico. É considerada fácil de cultivar para jardineiros principiantes, tendo uma boa tolerância a pragas.






0 comentários: